O "Milagre" na mesa do Paraense: Os saberes e sabores da mandioca
(Carlos Alberto Teixeira dos Santos - Yandala Amaral Damasceno da Silva)
RESUMO: Para começar essa prosa, gostaríamos de demarcar este trabalho como um relato de experiência. Nele, narramos o percurso do projeto Alfabetização à mesa, na Escola Municipal Comandante Klautau, este por sua vez, é retratado a partir de nossos lugares de fala, como professor regente da 2ª totalidade e como a professora que emergiu no projeto aguçada pela investigação que analisa, ao mesmo tempo que transforma. Considerando esses lugares e perspectivas igualmente sublinhamos nosso embasamento na Investigação ação participativa - IAP. E investigando e transformando sentamos à mesa e vimos o processo de alfabetização dos/as educandos/as da EJAI da escola acontecer, por meio de suas histórias e memórias gustativas, de suas conexões ancestrais com a mandioca, tema central do ato alfabetizador. A mandioca foi servida e dela obtivemos resultados como o desenvolvimento da leitura e escrita de forma significativa, tal qual, o maior envolvimento da comunidade escolar e por este motivo, levantamos da mesa certos da revolução na práxis pedagógica, causada pela proposta alfabetização à mesa.