Comida na mesa: Da EJAI e da Educação Infantil

Comida na mesa: Da EJAI e da Educação Infantil
Memórias Afetivas e Gustativas Vivas na Educação Infantil e EJAI

(Carlos Alberto Teixeira dos Santos - Paula Meyrely Ferreira Jucá )

O presente artigo aborda a importância da união (com um relato de experiência descreve as vivencias de alfabetização) na Educação Infantil e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) por meio do projeto "Alfabetização à Mesa", cujo foco principal é a comida amazônida em especial a paraense como elemento cultural e de memória afetiva. Partindo do tema "Meus avós, meus pais e os netos: comida na mesa, memórias afetivas e gustativas vivas", busca-se valorizar(a cultura alimentar amazônica como recurso pedagógico no processos de alfabetização) o patrimônio de nossa comida da região Norte do Brasil, conectando diferentes gerações em torno da comida. O trabalho fundamenta-se nas teorias de Paulo Freire e Miguel Arroyo, que ressaltam a educação crítica e a importância das memórias e saberes de cada indivíduo em seus contextos sociais. Serão analisadas vivências e experiências com crianças da primeira infância à idosos em torno da mesa, utilizando a comida como eixo para alfabetização e construção de vínculos afetivos.

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