
"Esto no es solo una feria"
Notas antropológicas sobre el consumo agroecológico en un circuito corto de comercialización en el área metropolitana de buenos aires
(Julian Elder)
Este artigo analisa as práticas de consumo de hortaliças agroecológicas na Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) através do estudo de caso da Feira "Do Produtor ao Consumidor" da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (Argentina). Por meio de uma pesquisa etnográfica iniciada no final de 2022, que inclui trabalho de campo e observação participante na feira e em hortas da Grande Buenos Aires, estudam-se as dinâmicas de consumo agroecológico e como as preocupações globais sobre qualidade, segurança e soberania alimentar se traduzem em práticas locais.
A pesquisa destaca que a feira, desde sua fundação em 2013, transcende o âmbito comercial para se tornar um espaço de ressignificação do consumo de alimentos. Apesar do contexto de crise econômica, mantém sua relevância por oferecer produtos percebidos como seguros e saudáveis, e por facilitar a conexão direta entre produtores e consumidores. O consumo se configura neste espaço como um ato político que integra valores ambientais, sociais e de soberania alimentar, caracterizando a feira como um fenômeno social complexo que articula dimensões comerciais, educativas, políticas e culturais.